Fale com a gente pelo WhatsApp: (47) 99701-3692 ou clique aqui

Polícia apreende duas pistolas de uso restrito após CAC efetuar disparos na saída de um bar

Armas com munição de uso restrito foram apreendidas em um apartamento localizado no bairro Jardim América

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (13/03) em um apartamento localizado em um edifício no bairro Jardim América, em Rio do Sul. No local o Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia da Comarca de Rio do Sul, apreendeu duas pistolas de calibre de uso restrito, uma Glock e uma Sig Sauer.

A investigação que originou a busca e apreensão foi iniciada quando a polícia foi notificada que um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo ou Caçador) havia efetuado disparos após sair de um bar em Rio do Sul, caracterizando utilização indevida da pistola.

O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça após manifestação favorável do Ministério Público.

A polícia informa que seguirá com a investigação para apurar os possíveis crimes que se enquadram no caso, assim como informará os órgãos responsáveis pelos registros do armamento para que adote as possíveis providências.

Aumento no número de ocorrências envolvendo CACs

Informações e dados divulgadas pelas Polícias Civis em diversos estados do Brasil mostram um padrão crescente do envolvimento de armas registradas para CACs em crimes.

Um relatório produzido pelo Tribunal de Contas da União, demonstra que ao menos 8% das armas apreendidas no estado de São Paulo usadas em atividades criminosas pertenciam a CACS. As informações foram divulgadas em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, que informa que os dados são de apreensões policiais realizadas predominantemente pela Polícia Militar em casos de flagrantes de crimes, como roubo, ameaça ou porte ilegal. Especialistas consultados pelo jornal informam que o percentual é elevado e que ainda pode ser maior.

No Distrito Federal registrou um aumento de mais de 1000% em 5 anos, entre 2019 e 2023. A quantidade de ocorrências saltou de 24 em 2019 para 279 em 2023, segundo dados obtidos e divulgados pela TV Globo que teve acesso via Lei de Acesso à Informação. O maior número de ocorrências registradas envolvendo CACs, segundo a reportagem, estava relacionado ao porte e posse de armas, mas também foram registrado diversos casos de ameaça, violência psicológica contra as mulheres e Lei Maria da Penha.

FIQUE INFORMADO
  • Clique aqui e acompanhe as atualizações através do nosso canal no WhatsApp.
  • Receba as notícias em primeira mão pelo nosso canal no Telegram, clicando aqui.
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM