No começo desde mês de março, o Governo Federal anunciou um pacote de R$ 23 bilhões em investimentos para saúde, educação, cultura e esporte em todos o país. O pacote de ações integram o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Seleções) e vai contemplar 141 município de Santa Catarina, que vão receber ao todo 211 obras ou equipamentos públicos.
O resultado dos municípios contempladas foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em Santa Catarina as ações vão atender 6,3 milhões de catarinenses, segundo estimativas, o que equivale a 84% da população do estado.
Dos municípios catarinenses selecionados para receber investimentos do programa federal, 11 são do Alto Vale do Itajaí: Aurora, Chapadão do Lageado, Ibirama, Ituporanga, Laurentino, Lontras, Pouso Redondo, Rio do Sul, Santa Terezinha, Presidente Getúlio e Taió.
Dentre os investimentos previstos, haverá a construção de duas escolas de tempo integral (em Lontras e Pouso Redondo), duas escolas de educação infantil (Chapadão do Lageado e Rio do Su) e dez unidades básicas de saúde (Aurora, Chapadão do Lageado, Ibirama, Ituporanga, Laurentino, Lontras, Pouso Redondo, Santa Terezinha, Presidente Getúlio e Taió).
O Governo Federal disponibilizou uma página virtual para consulta das obras e equipamentos do PAC Seleções por município. As obras selecionadas priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade.
Para que fosse contemplado com o investimento do Novo PAC, os agentes públicos tiveram que solicitar e apresentarem relatórios com motivos para que as obras fossem realizadas naquela determinada cidade.