O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou para tráfego o trecho da BR 470, no km 143, em Rio do Sul, que foi bloqueado no dia 14 de fevereiro após deslizamento da pista, próximo ao trevo do bairro Canoas.
Após o início das obras de reparo da pista, um novo deslizamento aconteceu e a previsão inicial do DNIT era que a pista seria liberada somente no dia 20 de março. A liberação no entanto foi antecipada em uma semana.
A antecipação do prazo para liberação da rodovia ocorreu devido ao bom andamento da obras, com serviços noturnos e aos finais de semana, ao empenho das equipes do DNIT e às condições climáticas favoráveis.
No local foram realizados serviços de remoção de solo mole, aplicação de rocha, construção de novos dispositivos de drenagem, pavimentação e sinalização. O fluxo de veículos foi liberado em ambos os sentidos, sem restrições, na noite desta terça-feira (12/03).
Os trabalhos não param com a liberação da pista. Durante os próximos dias, o local também receberá serviços complementares, como a reconstrução da calçada, meio-fio, construção de sarjetas e aplicação de defensas metálicas. O DNIT aguarda ainda a conclusão de obras de drenagem pela prefeitura de Rio do Sul.
Durante as obras na BR-470 o trânsito foi desviado pela cidade de Rio do Sul. Caminhões pesados fizeram rota alternativa pela BR-282.