A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quinta-feira (14/03) a operação “Deu Zebra Presidente Getúlio”. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de explorar o jogo do bicho na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, por mais de duas décadas. Foram apreendidos 41 imóveis, 29 veículos e ativos financeiros, totalizando aproximadamente 12,5 milhões.
A operação tem o objetivo de sufocar financeiramente a atividade ilegal. Além de Presidente Getúlio, que dá nome a operação, os mandados foram executados nas cidades de Indaial e Itajaí.
A investigação descobriu várias estratégias utilizadas para ocultar e dissimular os lucros dos jogos. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos recorreram à compra de bens em nome de terceiros, os chamados “laranjas” e integraram o negócio ilegal com empresas já estabelecidas.
Além disso, as investigações levantam suspeitas de que o grupo está buscando proteger o patrimônio através da utilização de pessoas jurídicas como proprietárias de bens de alto valor. Os nomes dos investigados não foram divulgados.
Após a operação, documentos apreendidos serão analisados pelos investigadores, possibilitando a identificação de novas irregularidades.
Cerca de 60 policiais, juntamente com membros da Diretoria de Investigação Criminal (DEIC), foram mobilizados para a operação. A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí e agentes das delegacias das comarcas de Presidente Getúlio e Ibirama prestaram apoio à ação.